quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Areia Lavada x Saibro e seus tipos

Ao longo desses 2 anos de atuação do site do Pesadão Materiais na venda de areia, brita, pedra de mão, pó de pedra e escória leve na região de Belo Horizonte, diversos clientes chegaram até a nossa empresa com muitas dúvidas sobre os tipos de areia.

Neste post tentaremos explicar a diferença da areia lavada de rio para a areia de saibro com o intuito de ajudar as pessoas que estão ou pretendem começar uma obra.

No caso do reboco, a areia usada influencia na resistência e no aspecto final do trabalho. É preciso tomar muito cuidado com as areias saibrosas, que provocam fissuras do tipo mapas com posterior desagregação da massa (trincas). Apesar de maior qualidade, as areias lavadas também necessitam de algum material (aglomerante) que lhes dê suficiente liga a fim de que possam ser utilizadas sem nenhum inconveniente.

Na natureza, a areia pode ser encontrada em portos de areia dos rios (areia lavada) -- que são as melhores -- ou em minas, quando passa a ser chamada de “areia de cava” ou “de barranco”. Estas são as mais baratas, mas podem conter impurezas necessitando de lavagem para que possam ser usadas em obras de maior responsabilidade.

Apesar do preço baixo, o barato às vezes pode custar caro diante de trincas, rachaduras, queda de reboco e outros danos que as areias de baixa qualidade têm gerado nas obras de BH e região. Antes utilizadas por construtoras de baixo padrão pouco focadas em garantir uma construção de qualidade, a areia de saibro passou a ser comercializada também para o “consumidor comum” pelos depósitos de material de construção e por caminhoneiros particulares.


Algumas informações sobre as areias
Quanto ao tipo, as areias são divididas em grossa, média e fina:

• Areia grossa - grãos com diâmetro entre 2 a 4 mm
• Areia média - grãos com diâmetro entre 0,42 a 2 mm
• Areia fina - grãos com diâmetros entre 0,05 a 0,42 mm

A areia é um elemento fundamental em qualquer construção. É usada em várias partes, desde as fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos. Para cada finalidade deve ser escolhido um tipo, variando a granulometria e a pureza do material. Veja algumas dicas para escolher e comprar: 

1 - O concreto pode usar areia grossa, média ou fina. Entretanto, areias finas podem conter um teor excessivo de material intruso pulverizado (outros compostos) o que pode causar sérios danos à qualidade do concreto.

2 - A cor das areias pode ser branca, avermelhada ou amarelada. O fato, em si, não é importante e diz respeito apenas ao tipo da rocha mãe. É preciso apenas observar se a cor não está vindo de impurezas como, por exemplo, excesso de solo (terra) que veio misturado à areia por esta ser de procedência duvidosa.

3 - Areia contendo impurezas deve ser utilizada apenas em funções de baixa responsabilidade (lastros, enchimentos) e, se possível, devem ser recusadas na obra. 

4 - Para fazer argamassas finas peneira-se a areia média ou fina, retirando-se assim os grãos maiores. O peneiramento pode ser manual ou com máquinas. Para argamassa de assentamento de tijolos usa-se areia grossa ou média. Para chapisco usa-se areia fina ou média.


Assim sendo, o Pesadão Materiais reforça a ideia do uso de materiais de qualidade nas obras para que se evite trincas, fissuras, desgastes, reformas e intervenções posteriores devido ao uso de materiais básicos de procedência duvidosa. Fique atento consumidor e exija materiais sempre de qualidade.

Um comentário: