sexta-feira, 26 de julho de 2013

Escória Leve para enchimento de pisos e lajes

Muitos clientes têm nos procurado com várias dúvidas a respeito da Escória Leve comercializada na região metropolitana de Belo Horizonte. As perguntas são variadas e vão desde a origem do produto até a exata quantidade a ser comprada para evitar desperdício e a aplicação do produto na obra. Não raramente os clientes perguntam sobre os benefícios de se usar a Escória para enchimento de lajes, pisos e paredes.
A ideia deste post é apresentar as perguntas das pessoas que ainda têm dúvidas sobre a Escória Leve e sua aplicação na construção civil.

O que é?
A escória leve também é chamada de escória de aciaria ou simplesmente escória.


Origem
A escória utilizada em Belo Horizonte e regiões vizinhas é fabricada em usinas siderúrgicas de Sete Lagoas, Itaúna e Divinópolis. O processo de fundição do minério em alta temperatura para obtenção do ferro gusa resulta numa espécie de espuma que depois de resfriada, dá origem à escória. Neste processo é comum a fabricação da escória pesada de coloração mais escura e da escória leve de cor mais clara.

Aplicação
Inicialmente a escória leve era tratada como um rejeito da siderurgia e formava grande estoque nessas indústrias. A partir desse momento, descobriu-se a utilidade do produto na construção civil em enchimentos de lajes e pisos devido ao seu baixo peso em relação a outros produtos como a areia, a terra e o pedregulho. Além da sua característica de ser leve para o preenchimento, a escória também executa o papel de isolante acústico entre os pisos de uma casa ou prédio e entre cômodos de uma casa, se aplicada em paredes.
Nos pisos e lajes, a escória é despejada diretamente no solo de acordo com o volume desejado. Depois, ela deve ser levemente compactada (socada) para garantir firmeza ao material. Dessa forma, o contra piso pode ser feito diretamente sobre a escória já compactada. Pela nossa experiência comercial, alguns clientes e construtores afirmam ter bons resultados ao misturar a escória diretamente no concreto (massa) que formará o piso.

Quantidade ideal
Depois de saber como usar a escória, outra grande dúvida surge em medir a quantidade de escória a ser comprada. O principal no cálculo da quantidade a ser usada é a medida da área onde a escória será colocada. Tendo as medidas de largura, comprimento e altura, as contas ficam fáceis e você pode definir rapidamente a quantidade exata de material necessário. A área geralmente é a parte mais fácil de medir. O mais complicado fica por conta da definição de qual altura de escória colocar no enchimento. Novamente, aqui vai uma dica vinda da experiência cotidiana com construtores e clientes. A prática e a rotina têm nos ensinado que a altura pode variar de 10 a 20 centímetros. Digamos que 90% dos clientes nos procuram buscando comprar escória para preencher esta altura. Porém, cada caso é único e já observamos alturas de 5, 8, 25 e até 30 centímetros. Talvez um pedreiro responda melhor a respeito da altura.

Essa figura ajuda na explicação do cálculo do volume. Com a medida da área (a x b), basta multiplica-la pela altura (c) que chegamos ao volume de escória leve necessária. Convém, no entanto, multiplicar o resultado novamente por 1,2 devido ao efeito de compactação e redução do volume ao socar o material. Assim sendo, o cálculo fica assim:

Qtde = a x b x c x 1.2, ou
Quantidade de escória que preciso = comprimento x largura x altura x diferença com compactação.

Assim você está pronto para fazer uma compra certa para sua obra!
Escória para laje em bh; escória em bh; escória para enchimento bh.

8 comentários:

  1. Bom dia

    Estava lendo sua publicação e gostaria por gentileza e dentro de suas possibildade informar-me qual é peso poormetro cúbico dessa escoria.

    Tenho uma área de 2,80 x 4,60 x 0,3Oh, Gostaria de saber se a laje comporta esse preenchimento.

    Agradeço-lhe muitissimo.

    jerry_rios@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Qual a massa específica desse material?

    ResponderExcluir
  3. Senhores,

    Utilizamos a escoria para preencher um espaço antes de se fazer o contrapiso em um terraço de uma casa. A escoria foi sugerida por ser leve, ok. Porém, já foi refeito duas vezes a pintura do teto e sem sucesso porque as manchas amareladas surgem novamente. A suspeita é da escoria, só não foi retirada por estar no terraço que é coberto por telhado colonial com receio de movimentação devido ao peso.

    Alguém mais deparou com este fato? Manchas no teto em função da escoria aplicada na laje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Patrícia,

      Nunca recebemos algum relato de manchas na pintura do teto pela aplicação da escória. O que pode ter acontecido são duas situações:
      A primeira é a utilização de uma escória mais escura, com impurezas de ferro. A escória ideal para aplicação é a mais branca, ou seja, mais pura.

      A segunda hipótese é no momento da aplicação o responsável não ter compactado a escória, o que evita infiltrações de água e outros no piso e consequentemente no teto de sua casa.

      Atenciosamente,
      Pesadão Materiais

      Excluir
  4. Gostaria de saber se é conveniente misturar cimento na escória para preenchimento de um espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesadão Materiais Básicos24 de janeiro de 2017 às 10:09

      Prezado Celidio,

      Nos pisos e lajes, a escória é despejada diretamente no solo de acordo com o volume desejado. Depois, ela deve ser levemente compactada (socada) para garantir firmeza ao material. Dessa forma, o contra piso pode ser feito diretamente sobre a escória já compactada. Alguns clientes e construtores afirmam ter bons resultados ao misturar a escória diretamente no concreto (massa) que formará o piso. Mas isso fica a critério do cliente, não sendo uma regra de aplicação do material.

      Atenciosamente,
      Pesadão Materiais

      Excluir
  5. Muito obrigada pelas informações as quais eu buscava encontrar e vocês me forneceram de forma compreensível a qual eu posso utilizar... É pena que um material de suma importância tenha um valor tão alto... Desde menina que eu me lembre da utilização do mesmo e hoje temos a necessidade de utilizá-lo em nossa casa... Me assustei ao deparar com valor que encontrei,:150$o metro e principalmente um fator interessante é que não se encontra em qualquer lugar procurei mais de 5 deposito de material de construção e consegui encontrar em um... Com o preço acima citado.
    Futuramente vou precisar de cerca de um caminhão para revestir uma laje para futura construção ... E me deparo então com o gasto ao qual sei que surgirá efeito futuro do material da forma que eu preciso mas não contava contas gastos tão alto. Muito obrigada mais uma vez um grande abraço para vocês....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Etercilia. Muito obrigado por acompanhar nosso blog e nosso site. Realmente a Escória Leve para enchimento de lajes teve um grande aumento de preço nos últimos dois anos.
      Esse aumento se deve a dois fatores principalmente. O primeiro está relacionado com o uso cada vez maior desse produto nas construções. A escória foi "descoberta" nos últimos anos, o que fez aumentar o seu consumo.
      Por outro lado, as siderúrgicas, responsáveis pela produção da Escória Leve a partir do ferro gusa, reduziram fortemente a produção devido à crise econômica. Assim, a oferta de escória diminuiu ao mesmo tempo que seu uso aumentou.
      Daí surge a grande pressão nos preços que você vem observando nos últimos anos.
      Com a recuperação econômica, podemos esperar redução no preço desse material tão importante na construção civil.

      Atenciosamente,

      Equipe Pesadão Materiais

      Excluir